Apartheid

Hi guys! 
Então, no post de hoje (digo,um dos) eu vou falar pra vocês um pouco sobre o Apartheid.. Bom, primeiramente, eu recomendo olharem os posts anteriores sobre a Descolonização da África pra poderem entender um pouco mais do assunto, ok?! Então, vamos lá...

Vou começar apresentando a vocês o significado da palavra APARTHEID, que já deixa até um pouco claro o que foi o movimento.. a palavra significa SEPARAÇÃO em africano. A partir daí nós podemos perceber do que se trata, certo? 

O que foi: 
O Apartheid foi um regime adotado em 1948 pelo governo do Partido Nacional da África do Sul, de acordo com esse regime, a população branca (que era a minoria) detinha todo poder político e econômico do país (inclusive, eram os únicos que tinham direito ao voto) enquanto á população negra (a maioria) só tinham obrigação de obedecer rigorosamente á legislação separativa. 
O Apartheid não permitia aos negros o acesso ás urnas, e como se já não bastasse, viviam todos em zonas residenciais segregadas, não podendo também, adquirir terras no pais. Casamentos e relações sexuais entre pessoas de diferentes etnias também era proibido. 
("Todos nós sangramos da mesma cor.")


A oposição ao Apartheid teve início de forma mais intensa em 1950, quando a CNA (Congresso Nacional Africano), lançou uma desobediência civil.  

O Massacre de Sharpeville: 


Em 1960, a polícia matou 67 negros que participavam de uma manifestação. Massacre de Sharpeville, como ficou conhecido, gerou muitos protestos em diversas partes do mundo. Como consequência, a CNA foi dada como ilegal e seu líder Nelson Mandela  foi condenado a prisão perpétua.


Nelson Mandela: 
Nelson Rolihlahla Mandela foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra
(Nelson Mandela)

Com o fim do império português em 1975 e a queda do governo de minoria branca na Rodésia (atualmente Zimbábue), o domínio branco na África do Sul entrou em crise, esses fatos intensificaram as manifestações populares contra o apartheid.
A ONU tentou dar fim á política praticada no país. O presidente Piter Botha fez mudanças, porém, manteve os principais aspectos do regime racista. #odiamos


A parte boa da história (haha):

Com Frederick Klerk assumiu a presidência (1989), ocorreram várias mudanças. Em 1990, Mandela foi libertado e o CNA recuperou a legalidade. Klerk revogou as leis raciais e iniciou o diálogo com o CNA. Em 1992 houve uma "eleição" na qual 69% dos eleitores (brancos) votaram pelo fim do Apartheid. 

(Klerk & Mandela) 

Klerk e Mandela ganharam o prêmio Nobel da Paz em 1993. Em Abril de 1994, Mandela foi eleito presidente da África do Sul nas primeiras eleições em que todos podiam votar. Foi aprovada a Lei de Direitos Sobre a Terra, que dava ás famílias negras direitos á propriedades. 

(Prêmio Nobel da Paz)


Então gente, esse foi o Post sobre o Apartheid, espero que tenham gostado :)) qualquer dúvida ou observação é só comentar aqui em baixo.. Um beijo, até o próximo post. 
- Sofis <3 





Compartilhar Google Plus

Autor Unknown

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial