Guerra da Coreia.

A Guerra da Coreia ocorreu entre 25 de junho de 1950 e 27 de julho de 1953, a mesma é o resultado da disputa entre duas grandes potências, Estados Unidos e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ( URSS ). O fruto da Guerra da Coreia foi a manutenção da divisão da península da Coreia em dois países.

A península da Coreia é cortada pelo paralelo 38ºN, estabelecido como marco divisor na Conferência de Potsdam, uma linha que divide dois exércitos, a República da Coreia e a República Popular Democrática da Coreia. Essa divisão, existe desde 1945 por um acordo entre Moscou e Washington, dividiu o povo coreano em dois sistemas políticos opostos, o comunismo (ou socialismo), apoiado pela URSS, ao norte, e o capitalismo, apoiado pelos Estados Unidos, no sul.

No dia 25 de junho, o exército da Coreia do Norte invade a Coreia do Sul, e no dia 3 de julho, o norte domina a capital do sul, Seul. A ONU, não concorda com esse ataque e envia tropas, lideradas pelo general Douglas MacArthur, para expulsar os comunistas, cedendo apenas auxílio militar, não intervindo diretamente na expulsão. Neste momento se inicia um confronto entre Estados Unidos e União Soviética, por um espaço comercial e territorial, mesmo com o risco de gerar uma Terceira Guerra Mundial.

Em 1950, A URSS estragou o Conselho de Segurança das Nações Unidas, em protesto contra a representação da China pelo governo da República da China.  Em 1951, o norte conquista a capital Seul. Logo depois, um novo avanço norte-americano expulsa as forças chinesas e norte-coreanas, e as obriga a voltar ao paralelo 38ºN. Finalmente em 27 de julho de 1953, a paz foi selada, através do Armístico de Panmunjon.



Compartilhar Google Plus

Autor Unknown

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais antiga Página inicial