Playlist: A Ditadura Militar no Brasil 1964\1985

Oi Oi galera! Em nosso post hoje buscamos algumas informações base, para explicar um dos momentos mais marcantes do Brasil: DITADURA MILITAR!




 Esse período de repreensão crítica e moral teve ocorrência entre os anos de 1964 a 1985. Onde, tinha como características governamentais o autoritarismo e nacionalismo exacerbado. Teve princípio no golpe militar em 1964, em que derrubou o governo do então presidente, João Goulart (Jango). A justificativa do golpe foi a falta de estabilidade política e a descompostura em relação às tensões sociais.

 Logo após, os Atos institucionais vieram com objetivo de minimizar os diretos e a liberdade do cidadão. O ponto de revolta máxima foi AI-5 (Ato Institucional n° 5) que causou mais torturas, cassações e prisões, devido ao fechamento do Congresso,  a justiça passou a ser comandada pelos militares e os meios de comunicação passaram a sofrer censura prévia da justiça.



 Desta forma quanto maior a repressão, maior a revolta; Os artistas passaram a compor as chamadas “canções de protesto”, os principais artistas foram: Geraldo Vandré, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Elis Regina, etc.


Abaixo fizemos um playlist das principais canções de protesto, prestem bastante atenção e apreciem a genialidade dos artistas, que na maioria das vezes escondem ambiguidades em suas palavras, para combater a censura dos militares. Confira logo abaixo:


1) Alegria, Alegria - Caetano Veloso: 



2) É proibido, proibir - Caetano Veloso:




3) Apesar de você - Chico Buarque:




4) Cálice - Chico Buarque:



5) Mosca na sopa - Raul Seixas:



6) Para não dizer que eu não falei das flores - Geraldo Vandré:



7) A banda - Chico Buarque:

8) O bêbado e o equilibrista - Elis Regina:


9) Roda viva - Chico Buarque:





9) Mix de variadas músicas:


Espero que tenham gostado, e sempre lembre o que somos hoje, devemos as pessoas que lutaram pela minha, sua, nossa liberdade! 





Por: Ogana Brito e Fernanda Costa






Compartilhar Google Plus

Autor Unknown

    Blogger Comment
    Facebook Comment

5 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial