1- A declaração: Lloyd George, primeiro ministro britânico, declarou, em 1918, que o princípio de autodeterminação dos povos era aplicável tanto em relação ás colônia quanto aos territórios ocupados na Europa.
2- Denúncias: Lênin, revolucionário russo, realizava inúmeras denúncias contra o imperialismo o que gerou o desenvolvimento da luta anticolonialistas.
3- Revolucionários: Os bolcheviques, partido político russo, liberaram os povos subjugados do império Czarista para optarem pela separação ou não separação.
4- Enfraquecimento: Por conta da segunda guerra mundial, as nações europeias estavam enfraquecidas, crescendo o desejo de independência dos asiáticos e sendo uma boa chance para as nações da Ásia conseguirem a liberdade.
5- Ajuda Interesseira: A descolonização da Ásia contou com o apoio dos Estados Unidos e a União Soviética, onde ambos pretendiam expandir suas áreas de influencia, os norte-americanos visavam ampliar o capitalismo e os soviéticos desejavam aumentar a influencia do socialismo.
6- Onda de independência: A eclosão de movimentos de luta pela independência foi de grande influência.
7- Mahatma Ghandi: Foi na Índia que o movimento nacionalista pró- independência ganhou força, comandado pelo partido do Congresso Nacional Indiano, que tinha como principal líder Mahatma Gandhi. Esse partido, defendia a autonomia política; uma confederação democrática; modernização do estado; igualdade política para todas as religiões, etnias e classes; reformas sociais; econômicas e administrativa.
Por: Anderson Lima e Roberto Pelagatti
0 comentários:
Postar um comentário